quarta-feira, 24 de julho de 2013

Fisioterapia na osteoartrose de cães e gatos geriátricos



A osteoartrose é uma doença degenerativa progressiva crônica, geralmente de evolução lenta, associada ao envelhecimento orgânico natural e sem tratamento curativo.

A sobrecarga mecânica ou a instabilidade articular são apontadas como os principais fatores predisponentes para a lesão osteoarticular. Assim, a osteoartrose é consequência de uma carga anormal sobre uma articulação normal ou de uma carga normal sobre uma articulação anormal.

Os sinais clínicos são dores nas articulações, alterações posturais, dificuldade de locomoção, amplitude de movimento articular diminuída, derrame articular e inflamação local em graus variáveis. Nas fases iniciais as dores são pouco manifestadas, de forma que, quando os animal chega para atendimento, em geral, as articulações estão em fase adiantada de degeneração.


Como diversas afecções podem levar a claudicação, deve se fazer um exame físico detalhado do paciente. Deve-se coletar o perfil do paciente, características do local em que vive e coleta de informações sobre a vida pregressa. Animais obesos, afecções associadas, cirurgias ortopédicas ou traumatismos anteriores, locais com excesso de escadas ou com piso liso contribuem para a instabilidade ou a sobrecarga articular.

No exame físico, a articulação comprometida mostra-se dolorosa a palpação e mobilização, com crepitação nos estágios mais avançados, discreto aumento de volume articular, diminuição da amplitude de movimento, podendo ou não haver hipotrofia muscular e deformidades.

O diagnóstico é feito com base nos exames clínico e físico, sendo confirmado com os achados radiográficos.


Os objetivos do tratamento são: alívio de dor, retardo no processo de evolução da doença, minimização dos sintomas, aumento da amplitude articular e fortalecimento muscular.

A Fisioterapia auxilia em todos os objetivos do tratamento. Podendo ser utilizado dependendo do caso a crioterapia, massagem, ultrassom terapêutico, LASER, hidroterapia e exercícios terapêuticos como exercícios passivos, alongamento, prancha de equilíbrio, dentre outros.


Se o seu animal sofre com os problemas decorrentes do envelhecimento, ofereça a ele a qualidade de vida necessária para que esteja ao seu lado por mais tempo. Procure um veterinário especialista em Fisioterapia e Ortopedia Veterinária, ele saberá o melhor tratamento para seu animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário